Análise citogenética em material de abortamento espontâneo
ROLNIK D. L. ; CARVALHO M. H. B. ; CATELANI L. P. M. ; PINTO A. P. A. R. ;LIRA J. B. G. ; KUSAGARI N. K. ; BELINE P. ; CHAUFFAILLE M. L. Análise citogenética em material de abortamento espontâneo Rev. Assoc. Med. Bras. vol.56 no.6 São Paulo 2010
“Apesar de todos os avanços da Obstetrícia e da Genética nas últimas décadas, o abortamento continua sendo intercorrência frequente na gestação. Desafiador para os profissionais destas áreas e angustiante para os pais, principalmente em casos de perdas recorrentes. Grande parte dos abortamentos de primeiro trimestre são devidos a cromossomopatias11. As anormalidades cromossômicas foram evidenciadas em 55,4% dos produtos de abortamento avaliados neste estudo, confirmando dados prévios da literatura que demonstram que 45% a 70% de todos os abortamentos de primeiro trimestre são decorrentes de anormalidades cromossômicas12.” (p.11)
“As poliploidias e a monossomia do X também são causas comuns de abortamento1, 14, o que foi confirmado neste estudo. Estas anormalidades, entretanto, não possuem relação evidente com a idade materna12. A escassez de dados quanto à frequência dos diferentes tipos de alterações em nosso meio suscitou o presente estudo.” (p.13)
“Em estudo semelhante no qual foram avaliados 420 produtos de abortamento estratificados pela idade materna, Stephenson et al.1 encontraram 46% de anormalidades cromossômicas. Os autores sugerem a pesquisa de outros fatores etiológicos após duas perdas gestacionais precoces com cariótipo normal, o que levaria à antecipação do diagnóstico e à introdução mais precoce de medidas terapêuticas eficazes1. A avaliação citogenética em episódios isolados permitiria identificar alterações decorrentes de erros da meiose que ocorrem ao acaso. O encontro de anormalidade cromossômica dispensaria demais investigações e levaria a uma diminuição dos custos1.” (p.16)
Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302010000600017&lang=pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário