Em genética, um miRNA (micro-RNA) é uma forma de RNA de filamento único, que é tipicamente 20-25 nucleotídeos de comprimento, e é pensado para regular a expressão de outros genes. miRNAs são os genes de RNA, que são transcritas do DNA, mas não são traduzidos em proteína. A sequência de DNAque codifica para um gene miRNA é maior que o miRNA. Estaseqüência inclui a seqüência de DNA miRNA e uma reversaaproximada complemento. Quando essa seqüência de DNA é transcrito em uma molécula de RNA de fita simples, a seqüência de miRNA e seu reverso-complementar par de base para formarum loop de hairpin double-stranded RNA, o que forma umaestrutura de miRNA primário (pri-miRNA).
MicroRNAs são transcritos como precursores longo do RNA(pri-miRNAs) que contêm uma estrutura de haste-laço de cerca de 80 bases. Pri-miRNAs são processados no núcleo pela enzimaRNase III Drosha e DGCR8/Pasha, que extirpa a haste-laço para formar o pré-miRNA. Pré-miRNAs são exportados a partir donúcleo de Exportin-5, uma proteína transportadora. No citoplasmaoutra enzima RNase III, Dicer, corta o pré-miRNA para gerar omicroRNA maduro como parte de um duplex RNA curto. O RNA éposteriormente revertidas por uma atividade de helicase e incorporadas a um complexo de RNA induzida silenciamento(RISC)
A maioria dos microRNAs em animais são pensados parafuncionar através da inibição da tradução do mRNA eficaz degenes alvo através de pareamento imperfeito com a região 3'-não traduzida (3'-UTR) do mRNA alvo. No entanto, o mecanismo subjacente é mal compreendido. MicroRNA metas são desconhecidos, mas as estimativas variam de um a centenas degenes-alvo para um microRNA dada, com base em previsões de destino usando uma variedade de bioinformática. Além disso, pelo menos, um microRNA, miR-196, pode decompor um alvo mRNA,HOXB8, como uma siRNA. Esse mecanismo é o preferido paramicroRNAs planta. MicroRNAs também podem desempenhar umpapel na AU-ricos degradação elemento mediada mRNA.Finalmente, os microRNAs podem também desempenhar funçõesno silenciamento gênico transcricional (TGS), que tem sidoobservado em plantas.
Em animais, a enzima nuclear Drosha fende a base do ganchopara formar a pré-miRNA. A molécula pré-miRNA é, então,ativamente transportados para fora do núcleo para o citoplasmapor Exportin 5, uma proteína transportadora. A enzima Dicer cortes de 20-25 nucleotídeos a partir da base do gancho para liberar omiRNA maduro. Nas plantas, o que falta homólogos Drosha,pri-processamento e pre-miRNA pela Dicer provavelmente ocorreno núcleo, e maduro duplex miRNA são exportados para o citosolpor Exportin 5.
A função dos miRNAs parece estar na regulação dos genes. Paraesse efeito, um miRNA é complementar a uma parte de um ou mais RNA mensageiro (mRNA). MiRNAs em animais geralmente são complementares para um site na UTR 3 'Considerando queos miRNAs plantas são geralmente complementares regiões codificadoras de mRNAs. O recozimento do miRNA ao mRNA, em seguida, inibe a tradução de proteínas, mas às vezes facilita aclivagem do mRNA. Isto é pensado para ser o principal modo de ação dos miRNAs planta. Nesses casos, a formação do RNA double-stranded, através da ligação do miRNA desencadeia adegradação do mRNA através de um processo semelhante àinterferência de RNA (RNAi), embora em outros casos, acredita-se que os blocos de miRNA complexo da proteína máquinas de tradução ou impede a tradução de proteínas, sem causar a RNAmpara ser degradado. miRNAs também alvo de metilação dossítios genômicos que correspondem aos mRNAs alvo. miRNAsfuncionar em associação com um complemento de proteínascoletivamente denominados o miRNP.
Tema muito bom. Complicado para alguns.
ResponderExcluirEi, tem que treinar mais a edição do texto, né?
.
Mas, valeu por trazer estas informações.
.;-)